APRESENTAÇÃO

sábado, 16 de novembro de 2013

Atividade 4.3 - Leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação

Atividade 4.3 - Leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação

 As tecnologias quando inseridas no planejamento do professor contribuem de maneira significativa com a aprendizagem.

O uso das mídias em sala de aula quando bem definidas proporcionam uma aula dinâmica e criativa.

Em quanto professora de sala de aula já utilizei:TV e vídeo para assistir filmes, documentários e outros; computador para pesquisar na internet, jogos pedagógicos e digitar textos; no entanto ainda não utilizei o celular, blog, facebook e outros recursos, pois não estou atualmente em sala de aula.

Mas, acredito que é possível desenvolver atividades e projetos com o uso pedagógico de mídias como celulares, blog, data show, e até mesmo do facebook, desde que tenha os objetivos definidos no planejamento do professor.


Atividade 4.2 - Navegar por vídeos e outras mídias


 Atividade 4.2 - Navegar por vídeos e outras mídias

 Estes são os links dos sites que visitei, eles possuem conteúdos interessantes e podem ser utilizados em sala de aula.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html
http://tvescola.mec.gov.br
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
http://e-proinfo.mec.gov.br

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Atividade 2.10 - Registro digital da experiência

Atividade 2.10 - Registro digital da experiência – O hipertexto. 

O tema da atividade de planejamento é esse:O USO DAS TECNOLOGIAS E SUAS IMPLICAÇÕES EM SALA DE AULA,no entanto este planejamento ainda está sendo aplicado. Após, sua execução será postado o registro digital.

Atividade 2.9 - Prática Pedagógica

Atividade 2.9 - Prática Pedagógica 

O tema da atividade de planejamento é esse:O USO DAS TECNOLOGIAS E SUAS IMPLICAÇÕES EM SALA DE AULA,no entanto este planejamento ainda está sendo aplicado. Após, sua execução será postado o registro escrito.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

ATIVIDADE WEBQUEST






O USO DAS TECNOLOGIAS E SUAS IMPLICAÇÕES EM SALA DE AULA
INTRODUÇÃO
Os processos de ensino e aprendizagem são distintos, mas um precisa do outro para aconteça, para alguns autores dois são apenas um e para outros são dois processos. No processo de ensino e aprendizagem professor e aluno precisam ter funções definidas. O professor deve ser um mediador do conhecimento, um guia e também orientador. O aluno é um sujeito histórico inserido numa sociedade, cabe ao professor ter um planejamento flexível e dinâmico para a realização de seu trabalho pedagógico.

·        OBJETIVO
Contribuir para formação de uma cultura científica e tecnológica efetiva implementando novas práxis pedagógicas na perspectiva de melhorar a aprendizagem.

·        TAREFA
Atividade em grupo de cinco alunos;
Pesquisa e registro escrito sobre as tecnologias utilizadas em salas de aulas;
Entrevista com professores e alunos;
Confecção de um jornal mural a partir da pesquisa e entrevista realizada.

·        PROCESSO
Realização de grupos de estudos para leitura e discussão sobre as tecnologias;
Pesquisa deverá ser feita em livros e também na internet, devendo ser registrada os pontos mais significativos sobre o uso na tecnologia na educação;
A entrevista deverá ser realização com três professores de áreas de conhecimento diferentes. Quanto aos alunos a ser entrevistados uns dez, podendo ser de turmas diferentes.
Após, a leitura, a discussão e o registro escrito (incluindo as entrevistas) deverá ser confeccionado um jornal mural destacando os pontos significativos e interessantes sobre o uso das tecnologias na educação.

·        FONTE DE INFORMAÇÕES

·        AVALIAÇÃO
A avaliação será continua, sistematizada nas modalidades diagnóstica e formativa em todos os momentos do projeto, devendo ser registrados os avanços, desempenhos e dificuldades encontradas, a fim de aprimorar os conhecimentos dos educandos.

·        CONCLUSÃO
A tecnologia deve ser utilizada de maneira que os alunos possam aprender de maneira significativa, é claro que ser inserida no planejamento do professor e sempre de forma contextualizada e flexível. Nós vivemos numa sociedade cheia de recursos tecnológicos e que cada momento surge novas tecnologias que são criadas pelo para seu bem estar ou às vezes não. Mas, sempre procurando melhorar sua qualidade de vida.

·        CRÉDITOS